11/06/2019

Denúncias sobre cursos técnicos de Enfermagem são apresentadas ao Conselho Estadual de Educação de MS

Coren-MS pediu fiscalização ao cumprimento de projetos político-pedagógicos

Reunião ocorreu na última sexta-feira (7)

Denúncias de provável descumprimento do projeto político-pedagógico de cursos de técnico de enfermagem em Mato Grosso do Sul, recebidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS), foram levadas até o Conselho Estadual de Educação na última sexta-feira (7), junto ao pedido de fiscalização dessa modalidade de ensino.

A qualidade insatisfatória da formação e questionamentos a respeito do estágio – que é obrigatório e deve ser feito sob supervisão – são os principais assuntos tratados nas denúncias recebidas. O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, a coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Vânia Stolte, e o professor e colaborador do Coren-MS, Dr. Everton Ferreira Lemos, se reuniram com membros do Conselho de Educação para apresentar as denúncias na íntegra e realinhar a relação de colaboração entre as duas instituições.

O Dr. Sebastião ressaltou que, embora o papel institucional do Coren-MS seja o de fiscalizar o exercício do profissional atuante, a base de formação da Enfermagem também é uma preocupação. “A competência de fiscalizar e rever o projeto-político dos cursos é do Conselho Estadual de Educação, mas nós temos um trabalho conjunto, e vamos contribuir com informações que poderão ser úteis à fiscalização”.

O Coren-MS firmou o compromisso de encaminhar, por meio da Câmara Técnica de Educação do Coren-MS, dados a respeito de campos de prática e da necessidade de laboratórios no Estado. A coordenadora Vânia Stolte vai encaminhar ao Conselho um parecer técnico com as informações.

O Conselho Estadual de Educação é vinculado à Secretaria de Estado de Educação e atua como órgão consultivo, deliberativo e normativo da política estadual de educação. Por meio de seus representantes, agradeceu o contato do Coren-MS e declarou que aguarda a formalização do pedido de fiscalização e o envio do parecer técnico para tomar providências.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean