14/07/2021

Curso on-line do Coren-MS treina enfermeiros do principal hospital de Maracaju

Enfermeira pediu formação ao Conselho para atender necessidade identificada na equipe

Registro feito pelos ministrantes do curso

Enfermeiros do Hospital Soriano Corrêa da Silva, que fica no município de Maracaju, receberam nesta segunda (12) formação gratuita em Classificação de Risco. O curso foi elaborado e ministrado em plataforma on-line por membros do Coren-MS.

Participaram a enfermeira responsável técnica da equipe de enfermagem do hospital, Maikelly Moreira, e outros 15 enfermeiros. Os profissionais vão transmitir o que aprenderam aos colegas da área na unidade: mais quatro enfermeiros e 56 técnicos de enfermagem.

A Soriano Corrêa da Silva é a principal unidade hospitalar de Maracaju. Atende a população do município e de distritos vizinhos, onde existem três assentamentos rurais. A enfermeira Maikelly justifica a necessidade da formação. “Com a troca de gestão do hospital e a pandemia de COVID-19, recebemos novos profissionais da enfermagem. O treinamento que recebemos foi essencial para direcionar nosso trabalho e integrar a equipe”.

O formato on-line possibilitou a participação dos enfermeiros. Alguns usaram equipamentos do próprio Hospital para se conectar, e outros, os de suas casas. Os ministrantes foram a conselheira do Coren-MS e enfermeira Nivea Lorena Torres; e os colaboradores do Conselho e enfermeiros Alessandra Leite e Antônio Henrique Carvalho.

Disponibilidade de cursos do Coren-MS – A enfermeira responsável técnica elogiou a disponibilidade e agilidade do Coren-MS em atender a necessidade da equipe que ela lidera. “Enviei o pedido de formação pensando na melhoria dos serviços que prestamos aqui em Maracaju, e tive resposta rápida e positiva do Conselho”, diz ela.

A conselheira Nivea explica que, embora não seja atividade finalística do Conselho, a formação é oferecida por ser um meio de contribuir para o desenvolvimento da enfermagem no estado. Qualquer profissional de Mato Grosso do Sul pode solicitar o treinamento enviando e-mail para presidencia@corenms.gov.br.