11/07/2019

Coren vai reunir relatos e questões sobre a Saúde Indígena em MS

Contribua com a iniciativa respondendo às questões do formulário

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) vai auxiliar na melhoria da rotina de trabalho dos profissionais da Enfermagem que atuam na Saúde Indígena no Estado, colocando em ação o programa Atenção Integral à Saúde Indígena. Seus principais objetivos são avaliar particularidades culturais que incidem sobre a assistência de saúde aos grupos étnicos e reunir informações para criar um documento específico para Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE).

Relatos de caso a respeito da prática profissional estão sendo coletados por meio do formulário disponível aqui ou no link encontrado ao final desta matéria. Ele foi produzido pelo enfermeiro do departamento de fiscalização, Dr. Waldeir Sanches, que também é o idealizador do programa Atenção Integral à Saúde Indígena.

Equipe do departamento de fiscalização do Coren-MS passou por 15 aldeias em 2018 – Foto: Coren-MS

O Dr. Waldeir explica que as visitas realizadas nas aldeias da região Sul do Estado, no ano passado, motivaram a criação do programa. “Depois de constatar algumas situações in loco, surgiu a ideia de criar uma ferramenta que pudesse reunir informações sobre casos que não são notificados nos relatórios que produzimos, mas que podem ser úteis para melhorar a assistência à saúde indígena e a comunicação entre o Coren-MS e os Polos Base”.

Para saber mais informações sobre o programa, entre em contato com o setor de fiscalização pelo e-mail fiscalizacao@corenms.gov.br ou pelo número (67) 3323-3113.

Indígenas em Mato Grosso do Sul – De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena de Mato Grosso do Sul está estimada em mais de 60 mil pessoas. Existem oito diferentes etnias reconhecidas oficialmente no Estado: Atikum, Guarani kaiowá, Guarani ñandeva, Guató, Kadiwéu, Kiniquinau, Ofaié e Terena.

Formulário – O formulário tem seis questões e leva cerca de cinco minutos para ser respondido. É possível acessá-lo por este link: https://bit.ly/2JHqWSd.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean