07/11/2022

Coren-MS traz o criador do método de enfermagem na interpretação de exames para MS

O enfermeiro, Dr. Adailson Vieira, doutorando em saúde coletiva, esteve em Campo Grande, ministrando o Curso Método Enf. de interpretação ...

Foram abordados temas regionais como manejo no acompanhamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya)

O enfermeiro, Dr. Adailson Vieira, doutorando em saúde coletiva, esteve em Campo Grande, ministrando o Curso Método Enf. de interpretação de exames laboratoriais para os profissionais de Mato Grosso do Sul.

O convidado falou sobre análise, interpretação tomada de decisão por enfermeiro ao paciente portador de diabetes (glicemia, hemoglobina glicada, TGO e TGP), hipertensão arterial (ureia, creatinina, colesterol, triglicerídeos, HDL e LDL), e assistência durante ao pré-natal (hemoglobina, hematócrito, eletroforese, tipagem sanguínea, glicemia, sumário de urina, testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite, toxoplasmose e parasitológico de fezes).

Participaram 50 enfermeiros de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Sete Quedas. Foram dois dias de módulos, sexta-feira (04/11) e sábado (05/11). A realização contou com apoio do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul (Coren-MS).

O curso contou com apoio do Coren-MS, o presidente Dr. Sebastião Duarte frisou a importância dos profissionais da saúde para o diagnóstico preciso de um paciente nas questões dos exames laboratoriais

“As aulas foram totalmente expositivas com a vantagem de ter acontecido de forma presencial permitindo debates em cada caso levantado, como sobre os programas de diabetes, hipertensão e acompanhamento de gestantes”, pontuou o Adailson Vieira.

Também foram abordados temas regionais como manejo no acompanhamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) desde sinais, sintomas, os principais exames e tomada de decisão.  A abertura do curso foi feita pelo conselheiro, Dr. Fábio Hortelan, gerente especializado da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. (Sems).
O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, deu as boas-vindas ao ministrante e frisou a importância dos profissionais da saúde para o diagnóstico preciso dos pacientes nas questões dos exames laboratoriais que são de extrema importância no diagnóstico clínico e na correta avaliação que auxilia no reconhecimento das disfunções. Aos participantes foram sorteado uma viagem para Bonito-MS. A ganhadora foi a enfermeira, Dra. Suellem Melo.