10/07/2019

Coren-MS suspende atendimento nesta sexta

Sede em Campo Grande e subseção em Dourados não terão atendimento

O Sistema Cofen/Coren comemora nesta sexta-feira (12) os 46 anos de publicação da lei nº 5.905/73, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Nesta data, é decretado ponto facultativo.

A sede em Campo Grande e a subseção em Dourados do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), portanto, não terão atendimento. O mesmo ocorrerá em todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Dia dos Conselhos  – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais contribuiu e segue contribuindo para a consolidação da Enfermagem no Brasil.

A fiscalização do exercício profissional é principal função dos conselhos. Sem ela, estaria comprometida a eficácia da lei nº 7.498/86, que regulamenta a profissão. Quem impediria a contratação de profissionais sem qualificação? A quem seriam denunciados desvios de função? E os casos de má conduta profissional? Essas situações colocariam em risco a saúde da população brasileira. Os profissionais também estariam mais vulneráveis a abusos, a decisões arbitrárias, e a concorrência desleal no mercado de trabalho.

Outra atribuição dos Conselhos é coordenar os processos de inscrição e registro profissional, também visando garantir que a profissão seja exercida apenas por profissionais diplomados ou certificados. Além disso, promovem estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional e são atores fundamentais nas grandes lutas da Saúde Coletiva, como a construção do SUS.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean