29/08/2019

Coren-MS sedia oficina e reunião do Cofen sobre Atenção Primária à Saúde

Todas as atividades serão realizadas em Campo Grande

Membros da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal de Enfermagem reunidos nesta quarta-feira (28) – Fotos: Ascom/Coren-MS

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) está sediando reunião e oficina do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) sobre Atenção Básica nesta última semana de agosto, realizadas com a finalidade de discutir pontos que podem melhorar a atuação da enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

Na terça (27) e quarta-feira (28) ocorreu reunião ordinária da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal. Já nesta quinta (28) e sexta (29), será realizada a Oficina de Discussão sobre a Atuação da Enfermagem na Atenção Básica do Centro-Oeste, cuja atividade de conclusão será uma visita técnica à Unidade Básica de Saúde ​da Família (UBSF) do bairro Jardim Caiobá, em Campo Grande.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Henrique Duarte, destaca a importância de se discutir o trabalho da Enfermagem nesta área. “É fundamental, haja vista a oportunidade de trocar experiências bem sucedidas e possíveis de serem replicadas. Ainda mais pelos profissionais de Enfermagem, que contribuem e podem contribuir ainda mais com as melhorias nos indicadores de saúde”.

Reunião – Realizada periodicamente em Brasília, a Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen aconteceu em Mato Grosso do Sul desta vez. O grupo que participa dos encontros é coordenado pela Dra. Silvia Maria Neri Piedade (Coren Rondônia) e formado por um membro do Conselho Regional sul-mato-grossense, a Drª. Virna Liza Hidelbrand. Além delas, fazem parte da Câmara Técnica o secretário Dr. Ricardo Costa de Siqueira (Coren Ceará), a Dra. Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio (Coren Amazonas) e a Dra. Fátima Virgínia Siqueira de Menezes Silva (Coren Rio de Janeiro).

A Câmara Técnica de Atenção Básica é composta por enfermeiros preferencialmente portadores de título de especialista, mestre ou de doutor e/ou enfermeiros com notório saber na área de Saúde Pública, Saúde Coletiva, Saúde e da Família e/ou Políticas Públicas de Saúde. Suas funções são: fazer proposições e pronunciar-se, mediante parecer; fornecer subsídios na forma de assessoria e/ou proposição de ordem política, técnica e administrativa em matéria pertinente à Atenção Básica ao Plenário do Conselho Federal de Enfermagem; identificar atos regulatórios, atividades desenvolvidas e recomendações oriundas das Políticas Públicas na Atenção Básica em âmbito governamental e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem sobre o impacto de atos regulatórios, de atividades desenvolvidas e de recomendações oriundas das Políticas Públicas na Atenção Básica em âmbito governamental e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, na labuta do profissional de enfermagem; entre outras.

Oficina – Participam da Oficina de Discussão sobre a Atuação da Enfermagem na Atenção Básica representantes do Coren Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de coordenadores da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Município de Campo Grande (Sesau) e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS). Membros do departamento de fiscalização do Coren-MS e as conselheiras do Coren-MS, Drª. Virna Hidelbrand e Drª. Lucyana Justino também confirmaram participação.

Participam da oficina membros da Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen; presidente e conselheira do Coren-MS; enfermeiros do departamento de fiscalização do Coren-MS; e representantes da gestão em Saúde do Município de Campo Grande e Estado de MS

No primeiro dia de programação, haverá apresentação dialogada do projeto “Atuação da Enfermagem na Atenção Básica em Pauta”, do Cofen, e do programa “Discussão da atuação da Enfermagem na Atenção Básica (Etapa 4- Região Centro-Oeste)”. Após, haverá uma mesa redonda com representantes dos Conselhos Regionais participantes. Os temas debatidos serão os seguintes: Cenário da Enfermagem na Atenção Básica no estado e atuação do Conselho Regional de Enfermagem quanto aos seus processos de fiscalização, trabalhos e atos regulatórios relacionados à temática. As atividades do primeiro dia encerram-se com a uma dinâmica de grupo para reflexão e construção de propostas.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean