05/04/2022

Coren-MS recebe visita de representantes do Conselho de Farmácia

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Dr. Sebastião Duarte, recebeu na manhã desta

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS), Dr. Flávio Shinzato, trouxe para conhecimento a divergência de regulamentação na dispensação de medicamentos

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Dr. Sebastião Duarte, recebeu na manhã desta terça-feira (05/04), a visita do presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS), Dr. Flávio Shinzato, que trouxe assuntos relacionados as duas profissões para conversa e iniciar trabalhos conjuntos, respeitando os limites das profissões de enfermagem e farmácia.

Dentre os principais temas estão a divergência de regulamentação na dispensação de medicamentos, em especial os de controle especial, conforme a Portaria 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Conselho Federal de Enfermagem regulamentou as atribuições dos profissionais de enfermagem na dispensação de medicamentos por meio do parecer 145/2018, no entanto a reivindicação do CRF é que os medicamentos de controle especial não sejam dispensados por profissionais de enfermagem.

A reunião foi o ponta pé inicial para que haja consenso de atuações entre as profissões e ações de fiscalizações conjuntas. O presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte, acompanhado do procurador-geral do Coren-MS, Dr. Douglas Costa Cardoso, e da coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-MS (DFIS), Dra. Liniani Cristina Rodrigues Módulo Carvalho, ouviram as reivindicações da classe farmacêutica.

Na Reunião Ordinária de Plenário (ROP), nos dias 13 e 14 de abril, será discutido o tema com os demais conselheiros em busca da normatização da prática respeitando a regulamentação do Cofen e da Anvisa. “O Coren-MS sempre busca suprir a fragilidade das profissões através do diálogo. E já obtivemos muito êxito nas soluções dos problemas realizando fiscalizações em conjuntas”, propõe o presidente do Conselho, Sebastião Duarte.

Os conselhos consideraram o encontro e a parceria como positivos e almejam a resolução dos pontos de conflitos. Pelo CRF-MS, estiveram presentes na reunião, o coordenador de fiscalização, Clayton Godoy, e a ouvidora, Monique Zottos.