05/02/2018

Coren-MS realiza reunião com instituições empregadoras

Representantes do Coren-MS receberam na sede da instituição, na semana passada, os dirigentes do Hospital Cassems de Campo Grande e dos responsávei ...

Representantes do Coren-MS reunidos com representantes da Cassems

O presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) Dr. Sebastião Duarte, acompanhado do Assessor Jurídico Dr Douglas Costa Cardoso e as fiscais Dra. Joice Espindola e Dra. Simone , receberam na sede da instituição, na Avenida Dom Aquino – no centro da Capital, na manhã da quarta-feira (31), os responsáveis do Hospital Cassems de Campo Grande. A reunião serviu para verificar o atendimento de ilegalidades e irregularidades detectadas em fiscalização do Coren-MS e do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Em agosto do ano passado a equipe de fiscalização da Força Nacional realizou visita ao Hospital Cassems em Campo Grande, onde foram identificadas algumas ilegalidades como a falta de enfermeiros na CME (Central de Materiais Esterilizados) e no Centro Cirúrgico.
Nesses setores faltava profissional nos finais de semana e no período noturno. Na reunião foi entregue escala de serviços documentando que a situação foi corrigida. Outro ponto discutido e cobrado pelo Coren-MS, foi a adequação dos registros de enfermagem no prontuário do paciente, bem como a identificação profissional em tais registros.

O diretor de unidades hospitalares da Cassems, Flávio Stival, e o enfermeiro RT (Responsável Técnico), Dr Fábio de Souza Doneida, que representaram o hospital na reunião, asseguraram que todas as ilegalidades foram sanadas.

Nova Alvorada

Representantes do município de Nova Alvorada do Sul

Na manhã de quinta-feira ( 1º) de fevereiro aconteceu a reunião com representantes do município de Nova Alvorada do Sul. Participaram o presidente do Coren-MS, assessor jurídico, fiscais, o secretário municipal de saúde de Nova Alvorada do Sul, Assessor Jurídico do mesmo município, a diretora e enfermeira RT (Responsável Técnico) do hospital.

Também foram tratados assuntos relacionados a inexistência de enfermeiros em alguns setores do hospital durante as 24 horas. O secretário alegou que o município enfrenta dificuldade em suprir profissionais, haja vista a impossibilidade de convocar concursados até que seja regularizada a situação judicial do último concurso.

As fiscais do Coren-MS verificaram que houve melhora no dimensionamento de pessoal com alguns plantões extras pela equipe de profissionais de hospital daquela cidade, porém a preocupação é o desgaste e a possibilidade de infração ética decorrente da exaustão.

O presidente do Coren-MS sugeriu que enfermeiros da atenção primária à saúde fossem convidados a dar plantões, aumentando o número de plantonistas, até que o município proceda a contratação de mais efetivos. Também foi comentado pelo presidente que o município estude a possibilidade de ajustar a atual carga horária de 20 horas para 30 horas semanais, pois é uma tendência nacional que os profissionais de enfermagem cumpram jornada considerada mais justa.





  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem
  • BannerLateralAnjosEnfermagem