29/01/2018

Coren-MS promove curso para colaboradores

O treinamento foi ministrado pelo assessor do conselho, Dr. Celso Siqueira Filho, pelo presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Júnior Henrique Duart ...

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) promoveu o Treinamento para Instrução de Processos Éticos que aconteceu na tarde de sexta-feira (26) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O foco principal é qualificar colaboradores para atuar na instrução de processos éticos. O curso contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, além dos conselheiros do Coren-MS.

O treinamento foi ministrado pelo assessor do conselho, Dr. Celso Siqueira Filho, pelo presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Júnior Henrique Duarte e teve o apoio do advogado, Dr. Péricles Duarte Gonçalves. 

No treinamento foi discutido sobre todo o procedimento de como se fazer uma a instrução de um processo com base na Legislação do próprio Conselho Federal de Enfermagem, na Resolução 370, Código de Ética e da Lei de Criação do Sistema. Foram aplicados exercícios para que os participantes tenham mais condições de atuarem com segurança e propriedade.

Enfermeiros e técnicos em enfermagem, são profissionais que atuam na assistência, são colaboradores do Conselho. Eles fazem a instrução, que faz parte do processo Ético, para documentar e dar subsídios para que os conselheiros possam emitir um parecer conclusivo e o plenário possa julgar a demanda que chegar.

Para Sebastião Júnior, esse treinamento é muito importante para a celeridade de processos a serem julgados. “Acho importante esse momento de qualificar o colaborador para que ele tenha subsídio para atuar e também não ter problemas como a prescrição de processos que é considerado um ato grave”, disse.

“Não se pode ter processos prescritos e nem instruídos de maneira errada. Com essa qualificação poderemos dar mais agilidades nos julgamentos dos processos”, acrescentou.

O próximo treinamento será ministrado para os colaboradores de Dourados, mas inda sem data definida.

Estiveram presentes os conselheiros:

Dra. Virna Liza Pereira Chaves Hildebrand

Sra. Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano

Sra. Carolina Lopes de Morais





  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem
  • BannerLateralAnjosEnfermagem