09/07/2018

Coren-MS participa de Reunião de Mediação Sanitária em Ponta Porã

A comissão de Mediação Sanitária discute assuntos de questões de saúde da microrregião de Ponta Porã

Representado pela fiscal e coordenadora da subseção de Dourados, Drª Alessandra Machado, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) participou da XV Reunião de Mediação Sanitária. A reunião aconteceu na última quinta-feira (5) no Núcleo Regional de Saúde em Ponta Porã.

De acordo com a Drª. Alessandra “a Mediação Sanitária consiste basicamente em criar um espaço democrático de diferentes esferas de governo a fim de legitimar a solução consensual das demandas sanitárias, reduzindo a judicialização da política pública de saúde”.

A comissão de Mediação Sanitária discute assuntos de questões de saúde da microrregião de Ponta Porã formados pelos municípios de Amambai; Antônio João; Aral Moreira; Coronel Sapucaia; Paranhos; Sete Quedas e Tacuru. O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul faz parte do grupo desde 2015.

Conforme Alessandra, desde o início da participação do Conselho, vários tópicos foram sugeridos para as boas práticas do exercício profissional. Entre os assuntos importantes, a representante do Coren-MS ressalta os profissionais que não estavam com o seus registros regularizados.

“Entre 2016 e 2018 todos esses município se regularizaram perante o Conselho designando Enfermeiro RT, regularizando a situação de profissionais de enfermagem, onde muitos estavam sem inscrição no Coren-MS, outros com carteira profissional vencida”, afirmou.

Ações

Entre outros assuntos versados na reunião. do último dia 5, ficou decididos a criação de uma ouvidoria SUS (Sistema Único de Saúde) em alguns municípios que ainda não contavam com a ferramenta para atender a população. Ficou acertado também que o Coren-MS, em parceira com as Vigilâncias Sanitárias de cada Município e o DISEI/MS, realizará inspeções nas unidades de Saúde (UBS; ESF) localizadas em aldeias localizadas nos municípios integrantes da microrregião sanitária.

O Núcleo Regional de Saúde e Auditoria da Secretaria de Estado de Saúde e coordenado pela Dra. Angélica Dalla Vechia Biolchi Saturnino e do Promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, Dr. Gabriel da Costa Rodrigues Alves. Estavam presentes no encontro os membros da Comissão de Mediação Sanitária e convidados. A próxima reunião acontecerá no mês de setembro, conforme decisão dos integrantes do grupo.

 

 





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem