03/01/2019

COREN-MS manifesta luto em decorrência de morte de enfermeira campo-grandense

O Conselho repudia qualquer tipo de julgamento em relação à prática do ato

Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS) está de luto pelo falecimento de uma enfermeira campo-grandense que foi encontrada morta nesta quinta-feira (3). Suspeita-se que a profissional tenha se suicidado.

O COREN-MS repudia qualquer tipo de julgamento em relação à prática do ato, manifesta condolências à família da vítima e se coloca ao lado de todos os indivíduos que sofrem por patologias relacionadas à saúde mental.

De acordo com os números divulgados pela Prefeitura de Campo Grande, de 2012 a 2017 foi registrada uma média aproximada de 65 tentativas de suicídio por mês. Segundo levantamento do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde (NPV), neste mesmo período, houve um total de 4.892 tentativas.

É imprescindível lembrar que a depressão é um dos principais fatores que levam ao suicídio na área da saúde. Situações de crises profissionais em decorrência de baixos salários, cargas horárias exaustivas (pelo fato do profissional possuir mais de um emprego, em muitos casos), precariedade em materiais e equipamentos, falta de segurança física, entre outros fatores, interferem no emocional dos profissionais de saúde, em especial na enfermagem, ofício este que exige o acompanhamento dos pacientes 24 horas por dia.

Este mês, inclusive, é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que visa alertar a todos para o tema da saúde mental.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças como depressão, ansiedade, bipolaridade, etc. Entretanto, a Organização Mundial de Mundial da Saúde (OMS), conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social, não se restringindo apenas à ausência de doenças ou demais enfermidades.

Por fim, o COREN-MS lamenta a perda de mais uma colega e clama para que mais políticas públicas sejam implementadas na esfera da saúde mental, a fim de que novas mortes sejam evitadas.

O Conselho sugere também à toda categoria, sensibilidade na identificação do sofrimento de colegas de trabalho e das pessoas pertencentes aos demais círculos sociais. O intuito é que mais vidas não sejam interrompidas.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem