04/04/2018

Coren-MS discute reivindicação de enfermeiros do município de Dourados

Atualmente há falta de materiais prejudicam o atendimento à população do município

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (COREN-MS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados se reuniram, na tarde desta quarta-feira (4), para tratar de irregularidades constatadas em fiscalizações, algumas delas decorrentes de denúncias. Atualmente há falta de materiais que prejudicam o atendimento à população, como gaze para a realização de curativos, seringas, entre outros.

O Presidente do Coren-MS, Dr Sebastião Duarte, ressaltou a necessidade de adequação do dimensionamento de pessoal, haja vista a insuficiência de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em unidades de saúde como a UPA e, como não foi firmado Termo de Ajuste de Conduta, serão iniciados os procedimentos para ajuizamento de Ação Civil Pública contra o município de Dourados.

Em 60 dias

O Secretário Municipal de Saúde Adjunto, Dr. Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, agradeceu a oportunidade de conversar com a Diretoria do Coren-MS, informou que já estão sendo adotadas medidas para adquiri os materiais que estão faltando na rede municipal. Justificou que a tramitação para aquisição de insumos depende de processos de licitação e a morosidade se dá em razão da burocracia para gasto de recursos públicos e que prevê solução em cerca de 60 dias.

Entre os assuntos debatidos, o Dr. Rodrigo Teixeira comentou sobre o anseio da categoria de enfermagem em reunir com o Coren-MS para tratar de assuntos relacionados às atribuições dos responsáveis técnicos. Ficou acordada reunião com os enfermeiros do município de Dourados a ser realizada no mês de maio, também agenda mensal com o Dr. Márcio Grei para acompanhamento do atendimento das reivindicações de melhorias de recurso humano, materiais, equipamentos e insumos necessários para o atendimento da população.

Também participaram da reunião o Dr. Wagner da Silva Costa – Gerente Municipal da Atenção Básica; Dra. Alessandra Machado e Dra. Danielly Ferry – Fiscais do Coren MS; Sr. Cleberson dos Santos Paião (tesoureiro) e o advogado do Coren-MS Douglas da Costa Cardoso.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem