27/04/2022

Coren-MS dedica o mês a atividade de comemoração ao Dia da Enfermagem

O mês de maio foi escolhido para representar a enfermagem no mundo inteiro, sendo o dia 12 definido para comemorar

O mês de maio foi escolhido para representar a enfermagem no mundo inteiro, sendo o dia 12 definido para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem, ocasião aproveitada para destacar a relevância da profissão não apenas em hospitais, mas em clínicas, consultórios, asilos, domicílios, unidades básicas de saúde, etc. No Brasil, a comemoração se estende por todo o mês, pois no dia 20 de maio, celebram-se o Dia Nacional do Técnico, Técnica e do Auxiliar de Enfermagem.

Para o mês de maio, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) promove diversas atividades, como palestras, cursos e rodas de conversas. A 10ª Semana da Enfermagem tem como tema: “Avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”, com o foco na valorização, saúde, política e promoção do profissional.

Para programação de 2022, entre os dias 11 a 20 de maio, cursos gratuitos e com certificação serão transmitidos pelo canal do Coren-MS, nas plataformas digitais Youtube e Facebook. Profissionais e estudantes da área poderão participar. A partir desta quarta-feira (27/04) podem ser feitas as inscrições pelo site (https://www.even3.com.br/semanadaenfermagem2022corenms/).

Na quarta-feira (11/05), a abertura do evento será na sede do Coren-MS, em Campo Grande, e contará com a participação da presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra. Betânia Santos. A conferência inicia às 9h, com a palestra do presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, sobre “Avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”.

Mais da programação

Na quinta-feira (12/05), ocorre a inauguração da subseção de Dourados e mesa virtual: “Investir na enfermagem e respeitar os direitos para garantir a saúde global”. Na sexta (13/05), o tema será “Práticas Avançadas da Enfermagem”. A programação virtual retoma durante a semana. Na segunda-feira (16/05), a mesa virtual aborda as “Boas práticas da enfermagem sul mato-grossense: relatos de experiência”. Na terça-feira (17/05), a mesa virtual será sobre “Protocolos de enfermagem Coren MS”, comandada pela conselheira do Coren-MS, Dra. Nivea Lorena Torres.

Na quarta-feira (18/05), serão apresentados dois cursos. O primeiro de “Atualizações sobre curativos”. E o segundo sobre “Cálculo para preparo e administração de medicamentos”. Na quinta-feira (19/05), a programação oferece os cursos de “Processo de Enfermagem para enfermeiros e profissionais de nível médio” e de “Urgência e Emergência obstétrica”.

O encerramento da 10ª Semana da Enfermagem do Coren-MS será em Três Lagoas com a inauguração da subseção da cidade e a realização da conferência sobre “Cuidando de quem cuida – a saúde mental do profissional da Enfermagem”.