30/05/2019

Coren-MS debate assistência ao parto e violência obstétrica em evento da Uniderp

Advogado Péricles Duarte Gonçalves e enfermeira Drª Karine Jarcem falam sobre os assuntos em nome do Conselho

Nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), o 21º Ciclo de Estudos de Enfermagem da Uniderp vai colocar em discussão dois importantes temas que dizem respeito à saúde da mulher: a violência obstétrica e a assistência do profissional da Enfermagem no pré-natal, parto e pós-parto. O evento é organizado pelos acadêmicos dos últimos semestres de Enfermagem da universidade e conta com apoio e participação do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS).

O advogado Péricles Duarte Gonçalves é quem vai representar o Conselho, falando sobre a atuação e o posicionamento institucional contra a violência obstétrica. A palestra dele está marcada para quinta-feira, às 19h30.

No mesmo dia, a partir das 20h45, a enfermeira Drª. Karine Jarcem vai falar sobre o programa Apice On, uma iniciativa que está garantindo a aplicação de boas práticas no parto e reduzindo o número de cesarianas realizadas nos Hospitais Universitários de Campo Grande e Dourados e no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. A palestrante também vai contribuir relatando suas experiências como membro do grupo técnico Saúde da Mulher, do Coren-MS.

Professora da graduação em Enfermagem da Uniderp e enfermeira obstetra, a Drª Karen Marcela Leone é uma das apoiadoras da organização do evento. Ela explica que o objetivo dos debates programados é fazer com que os futuros enfermeiros saibam, desde a base de formação, o que forma um conjunto de boas práticas no parto e desconstruam os modelos antigos de obstetrícia. “Se discutirmos isso desde a formação, lá na frente faremos a diferença reduzindo as más práticas na assistência ao parto e os casos de violência obstétrica”, diz.

O 21º Ciclo de Estudos é também é aberto a profissionais e estudantes da Enfermagem de outras instituições e de cursos técnicos. As palestras serão realizadas na Uniderp Matriz de Campo Grande (Avenida Ceará, 333). Para participar, é preciso entregar a doação de 1 quilo de leite em pó no local. Haverá emissão de certificados aos presentes.

Programação completa:

Errata: a primeira palestra será ministrada pelo advogado Péricles Duarte Gonçalves, e não pelo Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem