23/11/2020

Coren-MS apoia campanha de enfrentamento à Tríplice Endemia em novembro

Por ser o mês que antecede período típico de chuvas, novembro foi declarado o “Mês de Enfrentamento à Tríplice Epidemia:

Por ser o mês que antecede período típico de chuvas, novembro foi declarado o “Mês de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya” pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Parceiro da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Pandemia, criada dentro da casa de leis, o Coren-MS integra a iniciativa junto a parlamentares e outras entidades da saúde e sociedade civil.

Segundo dados informados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), o número de casos da Tríplice Endemia já ultrapassava os 70 mil até início de novembro. O enfrentamento à pandemia de Covid-19, este ano, amplia ainda a preocupação das autoridades com possível falta de estrutura de saúde para atendimento aos pacientes acometidos pelas três doenças endêmicas nestes últimos meses de 2020 e nos primeiros de 2021.

Para conscientizar a população sobre a necessidade de manter medidas preventivas e vigilância a possíveis sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya neste contexto, o Conselho Regional está divulgando em seus canais de comunicação dicas de como manter o Aedes aegypti longe das casas, comércios e outros espaços. Acompanhe nas mídias sociais do Coren-MS: Facebook, Instagram e Twitter.

Lives – Desde a segunda semana do mês, a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Pandemia também está promovendo lives na plataforma de transmissões da Fiocruz MS com o objetivo de formar profissionais da saúde e conscientizar a população para as arboviroses – o que, além da Tríplice Endemia, inclui a Febre Amarela – em tempos de  pandemia. No dia 13/11, o  colaborador e representante do Coren-MS na Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Endemia, Dr. Everton Lemos, participou da de tema “Live da Saúde: Arboviroses e os desafios enfrentados no momento da pandemia”.

A próxima transmissão está agendada para o dia 25 de  novembro, às 14h, e terá como tema “Emergências em saúde na era da informação: uso racional das informações disponíveis”. Os palestrantes serão André Pereira Neto (coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade/Fiocruz/ENSP) e Maria Elisa Andries dos Reis (coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz).

O lançamento do jogo Neighbor Hero é o destaque da última live do mês, que está marcada para o dia 27, às 9 horas. A ideia é envolver os jovens nas políticas públicas de conscientização e engajamento no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O jogo digital foi idealizado pelo IFMS e Fiocruz. No primeiro módulo desenvolvido, o jogador se torna um agente transformador do seu bairro, enquanto realiza atividades de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Campanha do Coren-MS – Navegue pela galeria e confira as peças gráficas de conscientização produzidas pelo Coren-MS como parceiro da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Pandemia: