Histórico Coren-MS

Criação – Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, foi criado o Conselho Federal e os Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da Profissão de Enfermeiros, e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Em cada estado existe um Conselho Regional os quais estão subordinados ao Conselho Federal, que é sediado em Brasília.

Direção – Os Conselhos Regionais de Enfermagem são dirigidos pelos próprios inscritos, que formam uma chapa e concorrem a eleições. O mandato dos membros do Sistema Cofen e Conselhos Regionais é honorífico e tem duração de três anos, com direito à apenas a uma reeleição. A formação do plenário do Cofen é composta pelos profissionais que são eleitos pelos Presidentes dos Conselhos Regionais.

Receita – A manutenção do Sistema Cofen e Conselhos Regionais é feita através da arrecadação de taxas emolumentos por serviços prestados, anuidades, doações, legados e outros, dos profissionais inscritos nos Regionais.

 



  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem