01/11/2018

Conselheira marca presença no ciclo de palestras da UCDB

Dra. Virna Liza abriu o Ciclo de palestras promovido pelos acadêmicos de enfermagem com o tema: Sífilis, uma epidemia silenciosa

A conselheira do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dra. Virna Liza Pereira Chaves Hildebrand, participou da abertura do 2º Ciclo de palestras promovido pelos acadêmicos de enfermagem da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) que aconteceu na manhã desta quarta-feira (31/10). O evento abordou temas como o “Outubro Rosa”, “Novembro azul” e também sobre sífilis. De acordo com a organização pelo menos 200 alunos acompanharam as palestras.

Virna abriu o ciclo de palestras com o tema: Sífilis, uma epidemia silenciosa. “Sabemos que a sífilis é uma doença infecto-contagiosa de distribuição mundial que pode acometer qualquer pessoa. Tem evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência clínica de menor ou maior tempo de duração”, afirmou.

“É transmitida pelas vias sexual, parenteral e vertical, sendo causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria”, explicou.

A conselheira acrescenta ainda, em suas informações que foram passadas no encontro da UCDB, que a sífilis durante a gravidez pode causar aborto e natimorto, além de cegueira, surdez, deficiência mental e malformações no feto, constituindo um dos principais problemas de saúde pública.

“A doença evolui lentamente em três estágios, se não tratada adequadamente, pode causar sérios danos ao sistema nervoso central e ao coração. A sífilis sem tratamento pode ser fatal”, alertou Virna aos estudantes.

Além do ciclo de palestras, esse ano o evento conta a presença da carreta de Barretos para atender aos funcionários, professores, colaboradores e comunidade adjacente à Universidade.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem