27/10/2015

Confira a matéria da TV Morena sobre aferição de pressão e glicemia nas ruas

O coord. de fiscalização do Coren-MS ressalta que não é proibido esse tipo de atendimento nas ruas, mas que também não é recomendado.
MSTV 1ª EdiçãoA TV Morena produziu a matéria “Aferição de pressão e glicemia nas ruas não é recomendado” e que contou com a colaboração do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).

No material foram flagradas pessoas que se dizem profissionais da saúde, fazendo aferição de sinais vitais e de glicemia capilar (verificação de glicose no sangue – diabetes). O coordenador de fiscalização do Coren-MS, Jefferson Estavan Francisco, ressalta que não é proibido esse tipo de atendimento nas ruas, mas que também não é recomendado.

“Recomendamos que em necessidade de atendimento a população deve se dirigir às unidades de saúde do município que possuem infraestrutura e equipe multidisciplinar que em caso de necessidade pode intervir. O atendimento nas ruas não é proibido, mas não é recomendado. Técnicos e auxiliares em Enfermagem não podem desempenhar suas atividades de forma autônoma, devendo ser supervisionados por um Enfermeiro conforme dita a Lei”, ressaltou Jefferson.

O coordenador lembra que os atendimentos oferecidos nas ruas, além de ter um enfermeiro responsável, deve oferecer estrutura para proteção do profissional e da pessoa que se utiliza de seus serviços, o profissional deve usar luvas descartáveis, deve oferecer algodão estéril, recipientes para acondicionamento de álcool a 70% e recipientes para coleta de perfuro cortantes (agulhas para exame de glicemia) dentre outros.

O Coren-MS pede apoio da população com as denuncias e reforça que só pode fiscalizar os profissionais que forem da equipe de Enfermagem. O telefone  para denúncias é o (67) 3323-3167.

Clique e confira a matéria na íntegra abaixo:

play





  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem