19/11/2021

Comissões de ética do HRMS, Sesau e Pênfigo são empossadas pelo Coren-MS

Presidentes e membros das comissões participaram do ato de posse

Presidente do Coren-MS, colaboradores para a criação de comissões éticas e membros dos novos grupos reunidos – Fotos: Ascom/Coren-MS

Na manhã desta sexta-feira (19), foram empossadas três novas comissões de ética em instituições de saúde de Campo Grande, que estarão a serviço do Coren-MS para zelar pelos princípios da Enfermagem nesses locais.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e Hospital Adventista do Pênfigo estiveram no auditório da sede do Conselho para assinar os termos de posse e saber mais sobre o importante papel que irão desempenhar daqui para frente.

Membro da comissão do HRMS durante leitura do termo de posse

“A partir de hoje vocês serão o braço do Coren-MS nessas três instituições. Assumem o compromisso de compor comissões disciplinadoras e, com certeza, terão uma vivência única e deixarão contribuições para toda a nossa categoria”, declarou o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte. Ele também reforçou que o viés punitivo das comissões e do Conselho deve ser rejeitado. Em contrapartida, a função educativa das comissões precisa ser fixada.

A presidente da comissão de ética da Sesau, Alessandra da Costa, acredita que a comissão na instituição irá ajudar a melhorar a relação entre o profissional da Enfermagem e seu colega, e também a deles com a população.

Presidente da comissão da Sesau e, ao lado, profissionais membros

Colaboradora do setor de Processos Éticos do Coren-MS antes de ser designada presidente da comissão do HRMS, Suzicleia Strapason usou da experiência para recomendar aos demais procurar evitar os conflitos dentro das instituições, e agir para auxiliar em sua resolução. “Precisamos saber ouvir de forma acolhedora e não julgadora os profissionais. Reforçar o que o Dr. Sebastião falou: nosso papel é educativo, não punitivo”, disse.

O olhar de educador dentro da instituição também é o de Maura Coimbra, presidente da comissão do Hospital Adventista do Pênfigo. “Precisamos ter comprometimento em sensibilizar nossos colegas para as questões importantes”, afirmou.

Centro de capacitação poderá reabilitar profissionais – O Coren-MS está trabalhando no projeto de criação do Centro de Capacitação para a Enfermagem Sul-Mato-Grossense, que deverá funcionar nas salas onde ficavam a antiga sede do Coren-MS. Para o Dr. Sebastião Duarte, a proposta cumpre o intuito de oferecer espaço para reabilitação de profissionais e de ser um espaço para desenvolvimento da profissão.

As comissões de ética – De acordo com a Resolução Cofen nº 593/2018, as comissões de ética têm funções educativa, consultiva, e de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar. Sua criação é obrigatória em instituições de saúde que possuem no mínimo 50 profissionais de Enfermagem em seu quadro de colaboradores.