02/08/2018

Cofen realiza capacitação em Processos Éticos no Coren-MS

O objetivo é reduzir falhas e aperfeiçoar o trabalho dos responsáveis pelos processos da regional

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) realiza capacitação em Processos Éticos para os colaboradores, conselheiros e integrantes da Comissão de Instrução do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul). O treinamento, que acontece no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), iniciou nesta quarta (1) e termina na tarde desta quinta-feira (2) com o objetivo em reduzir falhas e aperfeiçoar o trabalho dos responsáveis pelos processos da regional.

A equipe do Cofen responsável pela capacitação é formada por Alexandre Dias Peixoto, Angélica Pontes e Walkirio Almeida. O processo ético disciplinar segue o rito da Constituição Federal de 1988, CPP, Lei 5.905/73, Lei 7.498/86 e Resoluções COFEN 370/10 e 564/2017.

De acordo com Alexandre, chefe dos processos éticos do Cofen, o intuito principal desse treinamento é fazer com que os participantes da Comissão de Instrução entendam como é a forma correta de trabalhar. “Para isso precisamos nos esforçar mais e estudar as normas”, afirmou.

Os temas centrais versados na capacitação foram as etapas dos Processos Éticos, principais problemas, sugestões e adequações, orientação sobre as boas práticas nos processos e o dia a dia na realização dos trabalhos.

A Comissão de instrução é responsável pela organização e instrução do processo ético-disciplinar, além da apurar os fatos descritos na decisão de admissibilidade e instauração do processo.

O que é Processo Ético?

De acordo com Walquírio, chefe do departamento do exercício profissional do Cofen, a qualificação que o Conselho Federal faz em todo país é importante para diminuir os erros e assim evitar os retrabalhos, também evitar o desgaste da imagem do Conselho e dos envolvidos. O Processo Ético é uma ferramenta da autarquia para efetivação da atividade fim e tem como finalidade reprimir e controlar maus profissionais, além de proteger a sociedade.

Etapas de um processo

– Denuncia

– Parecer

– Reunião e decisão

– Comissão de instrução

– A defesa, depoimento e coletas de provas (denunciado)

– Alegação e relatório

– Parecer

– Reunião e decisão

 





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem