08/06/2018

Avanços na enfermagem obstétrica em Dourados-MS

Esse ano o HU UFGD iniciou a residência em enfermagem

Além da assistência pré-natal, feita por enfermeiros da rede municipal de saúde de Dourados, as gestantes têm a oportunidade da realização do parto humanizado conduzido por enfermeiras obstétricas no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU UFGD).

De acordo com a Enfermeira Obstétrica Ana Carla Timisari Pereira, o hospital conta com 25 enfermeiras obstétricas que fazem a classificação no momento de chegada da mulher grávida ao hospital. Se a gravidez não for de alto risco, todos os demais procedimentos podem ser feitos pelas enfermeiras obstétricas, esses envolvem o exame de cardiotocografia, oferta de métodos não farmacológicos para alívio da dor, manejo do trabalho de parto e a realização do parto.

As enfermeiras obstétricas atuam junto com médicos obstetras, residentes da medicina e das demais profissões integrantes da residência multiprofissional. Esse ano o HU UFGD iniciou a residência em enfermagem obstétrica, considerada mais um avanço para a saúde materno e infantil.

O Presidente do Coren-MS, Dr Sebastião Junior Henrique Duarte, visitou o HU UFGD em companhia da coordenadora do Grupo de Trabalho em Saúde da Mulher do Coren-MS, Dra Kaelly Virgínia Saraiva, onde puderam constatar o quanto a enfermagem obstétrica contribuí com a saúde das mulheres assistidas naquele hospital.

Na oportunidade, o Enfermeiro Igor Tadeu de Siqueira Calmon, Chefe de unidade de gestão de enfermagem em internação e a Enfermeira Jackeline Camargo Pereira, da gestão de qualidade em enfermagem, apresentaram algumas demandas dos profissionais de enfermagem e solicitaram a colaboração do Coren-MS para o fortalecimento da equipe.

Dr Sebastião sinalizou a possibilidade de agenda constante com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do HU UFGD, afinal, o Coren-MS deve cumprir com a finalidade de fiscalizar o exercício profissional, mas, também, atender as necessidades que possam melhorar o exercício profissional em enfermagem





  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem
  • BannerLateralAnjosEnfermagem