09/03/2018

Aproveite o Dia Mundial do Rim e cuide do seu

O rim ganha o seu destaque e junto com as mulheres e também é lembrado no dia 8 de março

Foto: Youtube

O rim ganha o seu destaque e junto com as mulheres e também é lembrado no dia 8 de março pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Sociedade Internacional na campanha conhecida como do Dia Mundial do Rim. Segundo a organização Global, no mundo, 10% da população adulta sofre com doenças no órgão.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta que no Brasil 11.115 mulheres morreram entre 2006 e 2015 por decorrência de tumores renais, considerando o tumor de rim, da pelve renal da glândula suprarrenal. E os números só têm aumentado, em 2007 foram apontado 908 morte já em 2015 foram 1.416 ocorrências.

A organização global do “Dia Mundial do Rim” registrou que entre 8% e 10% da população adulta tem algum tipo problema no rim, e a cada ano milhões de pessoas morrem prematuramente por complicações referente a DRC (Doença Renal Crônica). Por não apresentar sintomas um diagnóstico rápido fica comprometido.

Sinais

De acordo com a médica patologista e especialista em Nefropatologia, Daysa Silva Ribeiro David, os primeiro sintomas de doenças no rim são: palidez, uremia (níveis anormalmente elevados de resíduos no sangue), fraqueza, tonalidade amarelada da pele e irregularidade ao urinar, quando o paciente tem seu ciclo normal alterado. Caso o indivíduo suspeite que esteja com algum problema, ele deve procurar o médico imediatamente.

Conforme a SBN, com dados do SUS, entre 20016 e 2015 414 mil pessoas morreram por causas mal definidas, mas que poderiam ser evitadas. Em dezembro do ano passado o CFM (Conselho Federal de Medicina) apontou que em 16 Estados , mais de 900 mil pacientes estão nas filas de cirurgia eletivas, e essa espera pode demorar pelo menos dez anos em alguns casos.

Fonte: Agência Brasil





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem