21/08/2019

Apoiadora do Cofen vem a MS para auxiliar produção de Protocolos de Enfermagem

Referencial vai servir à Atenção Básica de todo o Mato Grosso do Sul

A Drª. Cláudia Sumaia (no centro da foto) conheceu o projeto de elaboração e tirou dúvidas – Fotos: Ascom/Coren-MS

O grupo que está produzindo Protocolos de Enfermagem para a Atenção Primária de Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (20) a Drª. Cláudia Sumaia, apoiadora do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) para elaboração de protocolos assistenciais de enfermagem.

Depois de ficar a par do andamento dos trabalhos, a convidada tirou dúvidas dos presentes e falou sobre o percurso que grupos de outros Estados percorreram para concluírem os protocolos e validá-los.

Protocolos são construídos com a participação de todos

As conselheiras do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren), Drª. Lucyana Justino, Drª. Nívea Lorena Torres e Drª. Virna Hildebrand, além do membro da Câmara Técnica de Assistência, Dr. Rodrigo Guimarães, formam o grupo condutor da produção dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária. Também fazem parte da comissão de elaboração os profissionais de enfermagem representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), além de professores universitários. As entidades envolvidas estão representadas por cerca de 20 pessoas.

Programação do encontro – Durante a manhã, a Drª. Nívea apresentou o projeto básico para elaboração dos Protocolos de Enfermagem do Coren-MS. Os envolvidos deram sugestões, trouxeram novas questões e receberam orientações da Drª. Cláudia Sumaia durante a exposição. Na sequência, realizou-se a composição dos oito grupos de trabalho divididos por áreas técnicas (ciclos de vida e programas).

Grupo condutor da produção dos protocolos reuniu-se na sede do Coren-MS

À tarde, foram analisados alguns fluxogramas de atendimento já utilizados na Sesau, embasando-se nos elementos necessários para a construção dos protocolos. Em seguida, foi definida a data para o próximo encontro.

Função dos protocolos – Os Protocolos de Enfermagem são documentos norteadores da assistência dos enfermeiros(as). Inovadores, aliam prática e teoria para dar o respaldo necessário para que o profissional realize seu trabalho com mais segurança. Como consequência, proporcionam à população mais acesso à saúde e um atendimento de maior qualidade.

Os protocolos que estão sendo produzidos em Mato Grosso do Sul servirão de suporte à execução da assistência e vão garantir mais autonomia ao profissional da Enfermagem que atende nas unidades de Atenção Primária.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean