04/12/2019

Abenfo-MS e Coren-MS levam oficina de inserção de DIU a Aral Moreira

Enfermeiras do município e de Tacuru foram capacitadas para realizar o procedimento

Enfermeiras poderão inserir DIU após ato das Secretarias de Saúde dos municípios – Foto: Divulgação

Nos dias 29 e 30 de novembro, enfermeiras de Aral Moreira e Tacuru participaram da oficina de capacitação gratuita sobre inserção do dispositivo intrauterino (DIU) coordenada pela Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica em Mato Grosso do Sul (Abenfo-MS) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS). O conteúdo e a técnica aprendidos darão subsídios para as profissionais contribuírem com o planejamento familiar de moradores das áreas urbana e rural dos municípios.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, e a presidente da Abenfo-MS, Dra. Karine Gomes Jarcem, são enfermeiros obstetras e estiveram à frente da qualificação, que foi ministrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) União Guarani, em Aral Moreira. Eles transmitiram informações sobre como é feita a inserção; legislação profissional quanto ao procedimento; e política de planejamento familiar.

Com o auxílio de ferramentas de simulação, as enfermeiras participantes aprenderam a prática da inserção. Após ato das Secretarias Municipais de Saúde, elas estarão então autorizadas a inserirem o DIU em pacientes que forem a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em busca do método contraceptivo.

O Dr. Sebastião explica que os enfermeiros podem inserir o DIU e, para tanto, são amparados pela legislação profissional da categoria. “E a capacitação não somente agrega conhecimento às práticas da Enfermagem dos participantes, como também empodera os profissionais. Ações como essa são revertidas em um importante serviço à população, pois impactam em planejamento familiar e na saúde reprodutiva das mulheres”.

Em breve, o Coren-MS e a Abenfo levarão a atividade para outros municípios do interior sul-mato-grossense. Novas datas e municípios serão divulgados.