16/05/2019

8ª SEMS: noite de encerramento na Capital tem entrega de prêmios a autores de trabalhos

Classificados em 1º lugar em cada categoria ganharam viagem para participar do CBCENF 2019

A revelação dos autores dos trabalhos científicos selecionados pela comissão de avaliação da 8ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) marcou o encerramento da programação do evento em Campo Grande, na noite desta quarta-feira (15).

Os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares das categorias “Ensino”, “Hospitalar” e “Saúde Pública” receberam uma placa de menção honrosa do Conselho Regional pela contribuição aos estudos da Enfermagem. Além da homenagem, os primeiros colocados em cada categoria ganharam uma viagem para participar do 22º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBCENF), que este ano será realizado em Foz do Iguaçu (PR).

A coordenadora da Comissão da 8ª Semana da Enfermagem do Coren-MS, Drª. Lizandra Alvares Félix Barros conduziu a cerimônia de entrega da premiação, agradecendo os autores de todos os trabalhos inscritos pela dedicação e comprometimento.

Participaram também da noite de premiação o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, e os conselheiros Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira, Srª. Carolina Lopes de Morais, Drª. Lucyana Conceição Lemes Justino e Srª. Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano. Em conjunto, eles falaram aos presentes sobre a necessidade de os profissionais da Enfermagem se reunirem para refletir sobre a profissão e mostrarem a sua capacidade técnica por meio da liderança no processo de trabalho.

O Dr. Sebastião Junior reforçou aos presentes que a atual gestão do Coren-MS é aberta e colaborativa, e que todos estão convidados a participarem de perto dela. O presidente ressaltou que o papel Conselho está sendo bem cumprido em Mato Grosso do Sul, especialmente no que diz respeito à fiscalização do exercício profissional e a atenção a processos éticos respondidos por profissionais da Enfermagem.

Abaixo, a relação dos relatores e trabalhos selecionados:

CATEGORIA ENSINO
1º lugar – “A presença de dor e a relação com o envelhecimento ativo nos acadêmicos da Universidade da Melhor Idade” (Alana Furtado et. al.)
2º lugar – “Criatividade e inovação tecnológica de baixo custo: protótipo de cortador de fita microporosa desenvolvido por egressos do curso técnico em Enfermagem” (Bernadete Batista de Souza et. al.)
3º lugar – “Diagnósticos de Enfermagem relacionados ao autocuidado em pacientes com sequelas neuropáticas hansênica segundo a taxonomia de CIPE®” (Raquel Belarmino Pinheiro et. al.)

CATEGORIA HOSPITALAR
1º lugar – “Prevalência de diagnósticos de enfermagem em unidades de terapia intensiva cardiológica” (Tamara Nicoletti da Mata et. al.)
2º lugar – “Prevalência de diagnósticos de Enfermagem em unidade de terapia intensiva de um hospital universitário” (Roberta Salles Orosco Nunes et. al.)
3º lugar – “A ambiência como componente de um cuidado humanizado em um alojamento conjunto” (Hevelyn Francielle Soares Souto Nunes et. al.)

CATEGORIA SAÚDE PÚBLICA
1º lugar – “Abordagem educativa para adultos e crianças em fila de visitas: experiência em uma unidade penal” (Marli Marques et. al.)
2º lugar – “Representações construídas pelas mulheres com diagnóstico de doença ou com experiências no cuidado de um familiar portador de doença crônica: revisão integrativa” (Bianca Marques de Souza Lima et. al.)
3º lugar – “Testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis na população carcerária: uma experiência vivenciada atrás das grades” (Matheus Gimenez Alves et. al.)

Submissão, exposição e critérios de avaliação dos trabalhos – Entre os dias 6 e 11 de maio, profissionais e estudantes submeteram trabalhos para serem expostos em banners no dia 14 de maio, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), durante a 8ª Semana de Enfermagem do Coren-MS. O total de 26 trabalhos científicos foi recebido por e-mail. Eles foram divididos em três categorias pela comissão (Ensino, Hospitalar e Saúde Pública) e, em seguida, avaliados e pré-selecionados.

Após os avaliadores atribuírem notas aos trabalhos, a comissão de avaliação enviou e-mail aos relatores informando a aprovação para apresentação na Semana da Enfermagem do Coren-MS. No dia da exposição dos banners dos aprovados, os autores comentaram seus trabalhos e foram novamente avaliados pela apresentação, conforme os seguintes critérios:

NOTA 1: Avaliação dos resumos por Ad Hoc
NOTA 2: Avaliação do pôster comentado

Após esse processo, foram identificados por ordem crescente, os 1º, 2º e 3º lugares para cada categoria.

Nota da comissão: os certificados de apresentação de todos trabalhos submetidos serão encaminhados via e-mail aos relatores, com a descrição de todos coautores, ficando o relator responsável pelo encaminhamento do certificado aos demais colaboradores.

Após esse processo, foram identificados por ordem crescente, os 1º, 2º e 3º lugares para cada categoria.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean