28/05/2019

8ª SEMS leva valorização profissional e conhecimento à Enfermagem de Naviraí

Programação teve oficinas, palestra, homenagem e ginástica laboral

Cinco dias de atividades gratuitas para celebrar quem cuida do outro o ano inteiro, em regime de plantão, e batalha por mais valorização: foi o que ganharam os profissionais da Enfermagem de Naviraí, durante a Semana da Enfermagem realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Gerência Municipal de Saúde e Hospital Municipal.

A programação começou no sábado (18) e seguiu de segunda (20) até quinta-feira (23). Dispostos a adquirir mais conhecimento e repensarem as suas rotinas de trabalho, cerca de 100 profissionais dedicaram tempo e atenção ao evento.

A enfermeira do Hospital Municipal de Naviraí, Drª. Sara Caroline Ribeiro Simão, conta o que achou. “Esta semana foi de aperfeiçoamento e de compartilhamento. Aprendemos mais sobre a nossa profissão e falamos abertamente sobre dificuldades e desafios”.

O presidente do Coren-MS destacou que o papel do Coren-MS também é oferecer formação continuada aos profissionais – Foto: Ascom/Coren-MS

Na noite de encerramento, o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, resumiu o evento em uma troca. “Estamos aqui tentando fazer nossa parte. Nós do Coren-MS estamos falando das nossas atribuições e defendendo a lei para que vocês tenham melhores condições de trabalho. Vocês estão trabalhando na parte da assistência e contribuindo conosco relatando experiências”.

As atividades oferecidas aos profissionais da Enfermagem de Naviraí foram todas gratuitas e ocorreram no Hospital Municipal e no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Palestra e homenagem – O passado e o presente do serviço de Enfermagem no município foi o tema de uma palestra realizada pelo Dr. Ronald de Almeida Cançado, médico e cofundador do primeiro hospital instalado em Naviraí. O palestrante homenageou a enfermeira Alaíde, uma das pioneiras da profissão no município, e falou sobre a dependência e a importância do trabalho da Enfermagem para os médicos.

Coordenadora da Enfermagem e uma das organizadoras do evento, a Drª. Michella Franciscati notou que os profissionais que participaram saíram da palestra se sentindo reconhecidos e mais motivados no trabalho. “Mexeu bastante com todo mundo, inclusive com o Dr. Cançado, que ficou emocionado”, comentou.

Oficinas e ginástica – Três oficinas foram realizadas durante o evento: “Tratamento de feridas de difícil cicatrização”; “Registro de Enfermagem” e “Promoção da saúde mental do profissional de saúde”. Para complementar a programação, houve também uma sessão de ginástica laboral no pátio do Hospital Regional.

“Tratamento de feridas de difícil cicatrização” foi ministrada pela Drª. Midori Noguti Diniz, e envolveu mais de 100 pessoas. Com experiência profissional de 26 anos, ela compartilhou o que sabe com os participantes, durante 8 horas de oficina.

Durante a oficina “Registro de Enfermagem”, os participantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre legislação – Foto: Ascom/Coren-MS

“Quem cuida de quem cuida?”, pergunta feita aos profissionais pelo psicólogo Renisson – Foto: Ascom/Coren-MS

Dia de ginástica laboral, no pátio do Hospital Regional de Naviraí – Foto: Ascom/Coren-MS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda, “Registro de enfermagem”, foi ministrada pela conselheira do Coren-MS e enfermeira do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Drª. Nívea Lorena Torres. Participativos, profissionais e estudantes aproveitaram a presença de Nívea para tirarem dúvidas recorrentes e falarem sobre os procedimentos que realizam diariamente.

“Promoção da saúde mental do trabalhador da saúde” foi ministrada pelo psicólogo e mestre em Psicologia, Renisson Araújo. Depois de apresentar conceitos sobre trabalho e saúde mental, ele levou os participantes a reflexões sobre as relações de trabalho e a necessidade de buscar equilíbrio na vida social, profissional e familiar, para evitar o adoecimento mental.

A sessão de ginástica laboral, orientada pelo educador físico Everton Paulista, foi o momento de lembrar que o bem-estar físico precisa ser uma prioridade do trabalhador.

Valorização – Titular da Gerência de Saúde, Welligton Santussi reconhece a importância de se investir no profissional por meio das atividades da Semana da Enfermagem. “É a melhor forma de valorizar a nossa equipe e quem mais ganha é a população, que passa a ter mais qualidade no atendimento e no tratamento”.

A Drª Michella agradeceu ao Coren-MS pelo apoio. “Obrigada por olharem por nós aqui do interior. Nossos profissionais são carentes de valorização e essa iniciativa faz toda diferença”.

“Esse evento fez uma revolução na equipe. A gente vê nos corredores do Hospital Municipal que eles estão alegres, se sentindo valorizados. Até debaixo de chuva participaram das atividades, estão postando fotos nas redes sociais. É uma coisa que queremos fazer sempre”, finalizou a enfermeira.

 





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean