19/07/2019

448ª ROP: apoio a evento, conduta de equipes de Enfermagem e visita da presidente do Coren-PR

Plenário reuniu-se nos dias 15 e 16 de julho

Presidente do Coren-PR esteve presente na ROP e trocou experiências sobre gestão e sistema informatizado com o plenário – Foto: Ascom/Coren-MS

Presidente e conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) reuniram-se nesta segunda e terça-feira (15 e 16 de julho) na sede da autarquia para a 448ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP). Entre as deliberações tomadas e os assuntos discutidos, estão o apoio ao VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia e a conduta que equipes de Enfermagem devem ter diante de dificuldades quanto aos recursos humanos nas unidades de saúde onde trabalham. Além disso, foi recebida durante a reunião a visita da presidente do Coren Paraná, Simone Peruzzo.

VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia – Entre 15 a 18 de outubro de 2019 será realizado o VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, no Centro de Convenções de Bonito (MS). O tema central será “A formação do enfermeiro pediatra no Brasil: onde estamos e para onde queremos ir?”. Tendo em vista que ele será realizado em Mato Grosso do Sul e que os temas a serem abordados são de amplo interesse dos profissionais Enfermagem e de toda a sociedade, a plenária do Coren-MS manifestou-se favorável ao apoio da autarquia ao evento.

Dificuldades com recursos humanos – Foram lidos relatos de profissionais da Enfermagem sobre dificuldades quanto aos recursos humanos no Hospital da Vida de Dourados (MS) e em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior do Estado.

A primeira situação diz respeito à ausência de médicos em áreas críticas da unidade hospitalar. O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, informou que reuniu-se com o presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRMMS), Alex Fabiano Nametalla Finamore, para dar ciência do caso. Por sua vez, o representante CRMMS declarou que uma equipe de fiscalização foi encaminhada ao Hospital.

O plenário registrou as seguintes orientações dadas aos profissionais da Enfermagem de Dourados: dar ciência da ausência de médicos ao diretor da unidade; registrar a ausência de médicos em seus livros de ocorrência; chamar outro médico disponível na unidade ou acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em caso de necessidade imediata de atendimento.

A segunda situação tem relação com o dimensionamento de profissionais da Enfermagem na UBS referida. A conselheira Drª. Lucyana Justino leu o Parecer Normativo nº 01/2019 orientando atenção ao perfil epidemiológico da unidade; o cumprimento da Resolução do Cofen que determina como deve ser o cálculo de dimensionamento do pessoal de Enfermagem; e a prioridade às atividades essenciais da assistência. O documento será encaminhado a todas as UBSs de Mato Grosso do Sul.

Visita da presidente do Coren-PR – Em passagem por Campo Grande (MS) para participar da audiência pública “30 horas da Enfermagem – Efeitos e Consequências”, a Drª. Simone Peruzzo visitou a nova sede do Coren-MS e esteve presente na ROP.

A presidente do Coren-PR aproveitou a oportunidade para falar sobre os assuntos abordados durante a audiência e sobre as conquistas da Enfermagem paranaense. Ela também trocou experiências sobre gestão e sobre o sistema informatizado utilizado pelos Conselhos paranaense e sul-mato-grossense.

Outras pautas – A 448ª ROP também tratou dos preparativos para o 1º Encontro dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, que contará com a presença da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da visita da apoiadora do Cofen para elaboração de protocolos assistenciais de enfermagem, Claudia Sumaia, prevista para agosto deste ano.